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Edição duzentos e oitenta e um

A 281 reverte doenças

Tempo de leitura: 1 min e 02 seg

TECH RADAR

IA de Harvard descobre como reverter doenças em células

Pesquisadores da Harvard Medical School desenvolveram o PDGrapher, um modelo de IA que identifica combinações de genes e drogas para ajudar a restaurar o estado saudável de células doentes.

Em testes, o modelo foi até 35% mais preciso em algumas métricas e 25 vezes mais rápido que abordagens comparáveis.

A ferramenta busca acelerar a descoberta de medicamentos, substituindo a triagem exaustiva de compostos por uma geração focada de hipóteses sobre terapias combinadas, consideradas essenciais para tratar doenças complexas.

Fonte: Harvard Medical School

Mais detalhes:

  • O PDGrapher é uma rede neural de grafos (GNN) que modela interações entre genes e proteínas, simulando os efeitos de intervenções terapêuticas.

  • Em testes com câncer de pulmão do tipo non-small cell, a IA destacou genes como KDR (VEGFR2) e TOP2A, que já são conhecidos como potenciais alvos terapêuticos.

  • A equipe planeja aplicar o modelo no estudo de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, ainda em fase inicial de pesquisa.

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Posicionamento

Aqueles que estão aqui desde o começo se lembram da FAME.

Basicamente foi um experimento de validação em larga escala da metodologia que criei sobre gerar audiência.

De maneira simplista: como crescer o perfil de empresas.

Pros mais novos, na época usei esse vídeo pra explicar sobre.

Enfim…

O ponto é que, durante o período que a FAME operou (uns 6 meses), ficou evidente o que a grande maioria das empresas realmente deseja:

Vender mais e criar uma marca desejada.

Simples assim.

Apesar disso, é curioso que 100% das empresas que estão falando sobre criação de vídeos usando IA, não consideram isso.

Eles falam sobre vídeos criativos, inovadores, e coisas desse tipo.

Mas não é isso que empresas buscam.

Elas desejam vender mais e criar uma marca desejada.

E é até possível que surja a dúvida:

Vídeos criativos e inovadores não fazem uma empresa vender mais e criar uma marca desejada?

Eles podem fazer…

Mas o verbo auxiliar dessa frase (’podem’) esconde um abismo de foco.

A diferença entre as duas abordagens é brutal.

Nessa que já existe, o foco está nas ferramentas.

Na que precisa ser criada, nos benefícios.

É uma mudança de conceito. De fundamento.

Como tal, impacta todas as decisões sobre o que fazer e como fazer.

E se…

E se algo assim precisa ser criado…

Mais nos próximos capítulos.

Bom dia. Até amanhã. Tchau.