- CloneX
- Posts
- Edição duzentos e oitenta e um
Edição duzentos e oitenta e um
A 281 reverte doenças

Tempo de leitura: 1 min e 02 seg
TECH RADAR
IA de Harvard descobre como reverter doenças em células

Pesquisadores da Harvard Medical School desenvolveram o PDGrapher, um modelo de IA que identifica combinações de genes e drogas para ajudar a restaurar o estado saudável de células doentes.
Em testes, o modelo foi até 35% mais preciso em algumas métricas e 25 vezes mais rápido que abordagens comparáveis.
A ferramenta busca acelerar a descoberta de medicamentos, substituindo a triagem exaustiva de compostos por uma geração focada de hipóteses sobre terapias combinadas, consideradas essenciais para tratar doenças complexas.
Fonte: Harvard Medical School
Mais detalhes:
O PDGrapher é uma rede neural de grafos (GNN) que modela interações entre genes e proteínas, simulando os efeitos de intervenções terapêuticas.
Em testes com câncer de pulmão do tipo non-small cell, a IA destacou genes como KDR (VEGFR2) e TOP2A, que já são conhecidos como potenciais alvos terapêuticos.
A equipe planeja aplicar o modelo no estudo de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, ainda em fase inicial de pesquisa.
CLONEX CLUB
Posicionamento

Aqueles que estão aqui desde o começo se lembram da FAME.
Basicamente foi um experimento de validação em larga escala da metodologia que criei sobre gerar audiência.
De maneira simplista: como crescer o perfil de empresas.
Pros mais novos, na época usei esse vídeo pra explicar sobre.
Enfim…
O ponto é que, durante o período que a FAME operou (uns 6 meses), ficou evidente o que a grande maioria das empresas realmente deseja:
Vender mais e criar uma marca desejada.
Simples assim.
Apesar disso, é curioso que 100% das empresas que estão falando sobre criação de vídeos usando IA, não consideram isso.
Eles falam sobre vídeos criativos, inovadores, e coisas desse tipo.
Mas não é isso que empresas buscam.
Elas desejam vender mais e criar uma marca desejada.
E é até possível que surja a dúvida:
Vídeos criativos e inovadores não fazem uma empresa vender mais e criar uma marca desejada?
Eles podem fazer…
Mas o verbo auxiliar dessa frase (’podem’) esconde um abismo de foco.
A diferença entre as duas abordagens é brutal.
Nessa que já existe, o foco está nas ferramentas.
Na que precisa ser criada, nos benefícios.
É uma mudança de conceito. De fundamento.
Como tal, impacta todas as decisões sobre o que fazer e como fazer.
E se…
E se algo assim precisa ser criado…
Mais nos próximos capítulos.
Bom dia. Até amanhã. Tchau.