• CloneX
  • Posts
  • Edição duzentos e sessenta e quatro

Edição duzentos e sessenta e quatro

A 264 ensina a criar agentes

Tempo de leitura: 2 min e 57 seg

TECNOLOGIA

Novos subdomínios .ia.br e .api.br são lançados

O NIC.br anunciou quatro novos subdomínios sob .br.ia.br, .api.br, .xyz.br e .social.br — ampliando as opções de endereços na internet brasileira.

O registro de um novo domínio sob .br custa a partir de R$ 40 por ano.

Domínio é o “endereço” principal (ex.: clonex.com.br). Subdomínio é a “categoria" criada dentro do .br (ex.: .com.br, .gov.br, agora .ia.br) para organizar usos diferentes.

Fonte: NIC.br

Mais detalhes:

  • Os novos subdomínios estarão disponíveis para registro a partir das 15h de 1º de setembro de 2025.

  • O .br tem 5,5 milhões de domínios registrados e o registro é aberto a qualquer usuário (pessoa física ou jurídica).

  • O NIC.br lança periodicamente novos subdomínios com base em sugestões de usuários (e na própria evolução das necessidades).

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Novo modelo da NASA pode prever tempestades solares

NASA e IBM lançaram o Surya Heliophysics Foundational Model, uma IA treinada com 9 anos de dados do Solar Dynamics Observatory para prever erupções solares e melhorar a defesa contra tempestades espaciais.

Surya superou em 16% os benchmarks existentes e já consegue prever explosões solares com até 2 horas de antecedência.

Tempestades solares podem prejudicar GPS, satélites, voos comerciais, redes elétricas e até missões tripuladas. Previsões mais precisas dão tempo para proteger tecnologias críticas.

Fonte: NASA

Mais detalhes:

  • Treinado com 9 anos de dados do Solar Dynamics Observatory, que mantém registros do Sol a cada 12 segundos.

  • O desenvolvimento contou com colaboração entre NASA, IBM, universidades como Princeton e Colorado Boulder, além do SETI Institute.

  • O código está no GitHub e a versão treinada no HuggingFace.

CLONEX LEARN #4

CrewAI

Para os novos leitores: toda sexta temos o CloneX Learn, um quadro que ensina na prática ferramentas que são realmente úteis.

Na edição anterior desse quadro, falamos sobre n8n. 

Hoje, como prometido, vamos dar maior atenção para os nossos leitores com background técnico e vamos ensinar um framework para criar sistemas multi-agent.

Estamos partindo da ideia de que desenvolvedores possuem certa independência para resolver os problemas do desenvolvimento em si, então nossa intenção com o quadro de hoje é apresentar os conceitos para você tirar as conclusões de se essa ferramenta faz sentido para o seu problema.

O que é o CrewAI

CrewAI é um framework Python, com um brasileiro como founder e CEO, pensado para crews de agents (como se fossem “times" de agentes). Ele oferece Crews para colaboração com autonomia e Flows para orquestração estruturada com controle fino, podendo combinar ambos no mesmo sistema.

Agents

Um Agent é uma unidade autônoma com papel e objetivo claros, capaz de usar tools, colaborar e até delegar se permitido. Os atributos típicos incluem role, goal, backstory, tools, limites de iteração, além de opções como allow_delegation, allow_code_execution e gerenciamento de contexto. Configuração via YAML é recomendada (por experiência própria, facilita a organização), mas também é possível definir direto em código Python.

Tasks

Task é a unidade de trabalho atribuída a um Agent, com description, expected_output, agente responsável e tools permitidas. Aqui é onde devemos descrever o que o nosso agente precisa executar. Também recomendável que se defina em um YAML.

Tools

Tool é uma habilidade que o Agent pode acionar, como busca, leitura de arquivos, scraping, cálculo ou integração de APIs. As tools têm um pacote separado do principal, você pode usar as tools que já estão disponíveis pelo próprio framework, ou criar CustomTools, que podem ser qualquer função Python, desde que você use o formato correto. Você pode definir as tools disponíveis a nível de Agent ou a nível de Task, no geral, quanto mais específico melhor. Se um dos seus agents vai executar mais de uma task, pode funcionar melhor definindo as tools a nível de Task.

Crews

Crew é o time de agentes com suas tasks e um process que define a estratégia de execução, por exemplo Process.sequential ou Process.hierarchical com um agente ou LLM manager liderando. Cada aplicação vai ter um requisito próprio, mas no geral o controle é maior em Crews sequenciais.

Flows

Flows são workflows estruturados e orientados a eventos, com estado, condicionais, loops e controle maior de execução. Você marca entradas com @start() e escutas com @listen(), coordena múltiplas etapas e ainda integra Crews quando precisar de parcelas de autonomia.

A documentação ajuda de verdade

A documentação traz visão geral, instalação e QuickStart, além de páginas de Core Concepts para Agents, Tasks, Crews, Flows e Tools (além de muitos outros conceitos) de uma forma muito mais detalhada do que seria possível aqui na newsletter, e ainda uma seção Learn com guias práticos. Para quem é desenvolvedor, dá para seguir só pela documentação sem depender de tutoriais externos (que também não deixam de ser úteis).

Exemplo concreto: nossa pipeline da newsletter

Na CloneX usamos uma crew de três agentes para a newsletter:

  1. Agente de Source Amplifying recebe um link de notícia ou lançamento e expande a coleta de links relevantes.

  2. Fact Aggregator abre todos os links e gera um report único, consolidando informações de todas as fontes.

  3. Writer Agent recebe o report e escreve o texto final no formato da newsletter CloneX, priorizando o que é mais relevante.

Nossa crew ainda não está perfeita. Estamos testando diariamente, mas o estilo de comunicação da nossa newsletter não é facilmente replicável.

De qualquer forma, mesmo não gerando o resultado final de uma vez, já tem reduzido bastante o tempo que leva para escrever uma notícia.

Ainda fazemos ajustes manuais, mas a base está vindo dos agentes.

Como sempre, precisando de algum suporte, é só responder esse e-mail.

Bom dia. Até amanhã. Tchau.