• CloneX
  • Posts
  • Edição duzentos e sessenta

Edição duzentos e sessenta

A 260 fala sobre robôs que se organizam por som

Tempo de leitura: 2 min e 06 seg

ROBÓTICA

Microrrobôs usam som para formar enxames inteligentes

Pesquisadores da Penn State e parceiros internacionais desenvolveram um modelo computacional para microrrobôs que se organizam usando som, formando enxames adaptáveis para tarefas complexas.

Ondas sonoras superam sinais químicos, tradicionalmente usados para comunicação em microssistemas, em alcance e velocidade.

Enxames assim poderiam ser usados para controlar a poluição em locais contaminados, por exemplo.

Fonte: Penn State

Mais detalhes:

  • O modelo simula robôs que seriam construídos com motor, microfone, alto-falante e oscilador.

  • Os enxames formam estruturas complexas, você pode ver exemplos aqui.

  • Um farol sonoro externo pode guiar o grupo para capturar, cercar ou remover partículas em locais de difícil acesso.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

IA do MIT projeta 36 milhões de compostos contra superbactérias

Pesquisadores do MIT usaram IA generativa para projetar mais de 36 milhões de compostos antibióticos, triados computacionalmente até encontrar candidatos com atividade contra gonorreia e MRSA.

Os compostos descobertos são estruturalmente diferentes de qualquer antibiótico existente e funcionam por novos mecanismos que danificam membranas bacterianas.

Se confirmada em humanos, essa abordagem pode acelerar a criação de classes inéditas de antibióticos, algo urgente diante da resistência crescente a tratamentos atuais.

Fonte: MIT News

Mais detalhes:

  • A equipe combinou duas estratégias: iniciar de uma molécula conhecida para gonorreia e gerar estruturas totalmente novas para MRSA.

  • Dos 80 compostos projetados para gonorreia, apenas dois puderam ser sintetizados em laboratório, mostrando o gargalo entre design digital e produção real.

  • Dois compostos criados pela IA, NG1 e DN1, foram eficazes em laboratório e trataram infecções de gonorreia e MRSA em camundongos.

CLONEX CLUB

Agentes

Hoje foi a primeira edição que usamos agentes para escrever notícias. Ainda não está perfeito, fizemos vários ajustes manualmente, estamos em fase de testes.

Ponto importante: nunca vamos perder qualidade e nem relevância nas notícias e o contato com os leitores sempre será próximo.

É apenas uma ferramenta para facilitar o trabalho, não queremos que a newsletter entre em “piloto automático“ (apesar de ser possível).

Na sexta, dei um spoiler de que o nosso CloneX Learn seria uma edição mais técnica para os nossos leitores desenvolvedores.

Hoje, mais uma parte do spoiler: vai ser sobre CrewAI, um framework para construir sistemas multi-agent (estamos usando na newsletter).

Bom dia. Até amanhã. Tchau.